Os Mário Pagnozzi Júnior Diaries

Cerqueira e Leite são os únicos alvos de prisão preventiva entre as 11 vizinhos que se tornaram ré especialmenteus, na última segunda-feira (24), no mesmo processo, acusadas de participarem de um esquema para beneficiar o Bank Boston, pelo Carf, a última instância do recurso administrativo contra cobranças tributárias.

As prisões foram autorizadas pelo juiz federal Vallisney Oliveira, 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Na decisão, ele disse que ambos representam risco “à ordem pública, à ordem econômica e à própria instrução” do processo.

“Infere-se dos autos qual este grupo teve atuaçãeste intensa e proveitosa no cometimento de crimes contra a Administração Pública, maculando os serviçESTES da Uniãeste e causando prejuízos vultosos ao contribuinte brasileiro”, destacou o juiz Vallisney.

Segundo a Procuradoria, as investigações revelaram qual ‘os valores pagos pelo contribuinte ao Emprego por Mário Pagnozzi chegaram aos demais integrantes do esquema, entre eles Eduardo Cerqueira Leite, por meio por companhias laranjas’.

Este pedido de prisão foi apresentado na cota da denúncia, qual foi protocolada no POR DIA 17 por julho pelos procuradores Frederico Paiva e Hebert Mesquita.

No documento, eles citam indícios do de que Cerqueira Leite e Mário Pagnozzi ‘lideram uma organizaçãeste criminosa que atua desde 2006 e qual movimentou, mal neste caso (Bank Boston), cerca de R$ 45 milhões’.

Do pacto usando a denúncia do Ministé especialmenterio Público Federal (MPF), este suposto esquema de corrupçãeste envolveu pagamento por propina para cancelar ou reduzir multas aplicadas ao banco.

As ordens de prisãeste contra o auditor e o empresário foram dadas pelo juiz federal Vallisney Oliveira, da 10.ª Vara Federal do Distrito Federal. Vallisney acatou ESTES argumentos da Procuradoria de qual os 2 estavam atuando ’em obstruçãeste à Justiça e ainda ocultando bens adquiridos em decorrência da prática do crimes saiba como corrupção, lavagem do dinheiro e organizaçãeste criminosa’.

Para o juiz, em liberdade e “usando companhias e dinheiro ainda nas mãESTES de terceiros, os acusados Eduardo Cerqueira Leite e Mário Pagnozzi Júnior continuarãeste movimentando valores desconhecidos DE autoridades, realizando investimentos em nome de familiares e terceiros, além da hipotese por poderem pressionar ou contatar ESTES demais réus”.

O juiz citou, ainda, ‘este fato de ter sido apreendido com Mário Pagnozzi, no período de que antecedeu a fase ostensiva da Operação Zelotes, unicamente R$ 2 milhões, valor bastante pequeno em comparação ao total recebido do banco’.

Cerqueira Leite e Pagnozzi são alvos do ações penais pelo âmbito da Zelotes. A denúncia Ainda mais recente foi recebida através Justiça Federal, em Brasília, na segunda-feira, 24, e envolve a atuaçãeste deles e do outros nove investigados ‘usando o propósito de assegurar decisões favoráveis ao Bank Boston’ em fraude que teria alcançado meio bilhãeste do reais.

A lista de denunciados inclui o então diretor jurídico da empresa, Walcris Rosito, mas não possui representantes do Banco Itaú, qual adquiriu a instituiçãeste financeira durante o período por tramitaçãeste Destes recursos no tribunal administrativo.

Ao justificar a necessidade das prisões, este juiz assinalou qual, segundo os dados reunidos pelo Ministério Público Federal, ‘a organizaçãeste criminosa ainda não se desfez por completo e que a liberdade Destes dois (auditor e advogado) representa ameaça à ordem pública, econômica e à própria instruçãeste criminal’.

Procurado através reportagem do Constate, o Itaú disse em nota de que nãeste é parte da proceder, e que a transação nãeste envolveu esse tipo do processo. “O Itaú reafirma de que, em 2006, adquiriu as operações do BankBoston pelo Brasil, sendo de que este contrato de aquisição não abrangeu a transferência dos processos tributários do BankBoston, qual continuaram sob inteira responsabilidade do vendedor, este Bank of America.

O juiz alertou para a ‘probabilidade de os envolvidos procurarem os demais acusados para combinarem versões ou destruírem provas documentais que possam estar em poder de certos membros da organização criminosa’.

Foram presos o auditor da Receita Eduardo Cerqueira Leite e Mário Pagnozzi Júnior. Leite, chefe da delegacia da Receita em São Paulo, é investigado em três processos. Pagnozzi é more info investigado por ser o operador da distribuição de propina para os envolvidos no esquema por corrupçãeste.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *